Rua Ibó, 180

São Paulo - SP

03346-000

Segunda-Sexta

8:00~18:00

Black Iron Design - Rapha Preto

 

A Black Iron Design

Criado pelo Designer Rapha Preto, a Black Iron é um Estúdio de Design voltado para criação e produção de peças exclusivas, assinadas e de arte, atendendo arquitetos, designers de interiores, lojistas e clientes finais.
Nela é criada soluções em mobiliário e iluminação para seus clientes, além das peças de arte e coleções assinadas pelo próprio designer Rapha Preto.
O Estúdio está localizado no bairro do Anália Franco na cidade de São Paulo.

 

Rapha Preto

A criatividade sempre esteve ligada à história de Rapha Preto e talvez ela tenha sido determinante no resultado eclético de seu trabalho que, aliás, foi permeado por muitas etapas até a definição completa nas áreas de arte e de design.

Publicitário e, também, músico multi- instrumentista e formado em gastronomia e em teatro e televisão , aos 13 anos, Rapha já demonstrava a sua aptidão na metalúrgica de sua família: projetava máquinas no programa Autocad. Porém, não eram peças comuns, ele gostava de customizá-las e deixá-las com uma estética mais apurada. Quando tinha pouco mais de 20 anos, retornou à empresa e implantou melhorias no processo de produção e no maquinário, principalmente com relação ao design.

A vida, no entanto, o levou por outros caminhos ainda que houvesse uma forte inspiração de sua mãe, designer de interiores, e de seu pai, engenheiro. Mas o destino é implacável e, um tempo depois, saiu do Litoral Norte, onde tinha um restaurante, e retornou a São Paulo, dando os primeiros passos do que viria a ser a Black Iron. Enquanto estava trabalhando na concepção de motocicletas, quase que institivamente e despretensiosamente, acabou “caindo” no mobiliário, aproveitando descartes de aço e de ferro que tinha disponível.

Um dia, um amigo o convocou para o desafio de fazer móveis e luminárias para o seu apartamento e apresentou a arquiteta responsável pelo projeto. Percebendo o talento que tinha em mãos, a profissional, por sua vez, encomendou uma obra de parede e uma mesa, que fariam parte de um dos ambientes de uma mostra paulistana que ela participaria. Assim, Rapha propôs um relógio composto por peças antigas (da época de seu bisavô) e uma mesa de estilo bem industrial, com tampo de vidro que deixava à mostra um conjunto de canos. E, o que até então era algo singelo e nem por isso menos bem acabado e projetado , acabou tomando um corpo que ele não esperava: no dia seguinte, a mesa Iron One estava em uma postagem da revista Casa Vogue. E esse foi o ponto de partida para a sua verdadeira vocação.

Atualmente, o designer conta com o estúdio Black Iron Design, em que desenvolve projetos personalizados para clientes, e a sua linha assinada Rapha Preto, com obras de arte, esculturas, decoração e mobiliário. Além disso, desenha para outras marcas e realiza palestras para faculdades de arquitetura e design e para eventos do setor.

Embora o ferro e o aço sejam sua marca registrada, ele não se limita, utilizando também materiais como madeira, vidro, tecido, pedra e o que mais aparecer em sua mente efervescente e “fora da caixa”.

Entre suas criações mais importantes, pontua além da mesa Iron One, obviamente o pendente Ogiva, a escultura Fios, o relógio Vintage Culture e a poltrona Rok. Esta última, a propósito, fez em parceria com Estevão Toledo, importante designer brasileiro e, como diz Rapha, um parceiro “dentro e fora das quadras”.

Sua rebuscada simplicidade criativa que de simples só tem o jeito de lidar com o dia a dia, com as pessoas e a sua leveza lhe rendeu importantes mostras e fóruns de arquitetura e de design, como Casa Cor SP, Boomspdesign, MADE e Sheraton D&D, e peças em programas de televisão, como o Shark Tank (em que participou de quatro temporadas), do Canal Sony, e o Vai, Fernandinha, do Multishow.

Embora hoje esteja muito satisfeito com o seu estúdio multidisciplinar de 800 m2 e com a sua equipe especializada, Rapha pretende colocar em prática um iniciativa audaciosa que impacte e ajude a vida das pessoas de maneira realmente relevante. Algo grandioso está por surgir neste mercado!

 

Texto : Daniela Spinelli